Blog destinado, principalmente para postar conteúdos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
Um pouco de Variáveis
Variáveis são um dos grupos de blocos do Scratch , onde podemos fazer listas, marcar pontos em um jogo, fazer com que o personagem pule etc. Digamos que sejam fórmulas secretas que dão vida a um jogo.
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
Só uma dica
Seguindo está linha do Scratch, achei um tutorial no https://scratch.mit.edu/ e achei uma dica fenomenal para quem gostou do Scratch mas não sabe por onde começar.
Essa dica consiste em apenas animar uma letra, ou uma palavra. Porem é um ótimo exercício, entre neste link https://scratch.mit.edu/projects/editor/?tip_bar=name e divirta-se.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
Introdução ao Scratch
Hoje irei falar um pouco sobre o que é o Scratch, respondendo
algumas perguntas, e também como comecei a usá-lo.
·
O que é o Scratch?
·
Para que serve o Scratch?
·
Em que o Scratch contribui para a educação?
O Scratch é um projeto do grupo Lifelong
Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets),
fornecido gratuitamente. É uma linguagem de programação simples e intuitiva,
que utiliza blocos lógicos incluindo itens de som e imagem para se criar um
programa, jogo ou animação. Usado por pessoas de todas as idades. O Scratch é
usado para criar projetos educativos, dentre os quais se destacam sites,
plataformas, fóruns, eventos etc. Incluindo nestes projetos pais, alunos, professores e empresas.
Labirinto
Comecei a usar o Scratch através do jogo de
labirinto, como todos já conhecem o labirinto é um jogo em que um certo
personagem tem que andar por vários caminhos, até conseguir achar o caminho
certo para a linha de chegada, assim vencendo o jogo. O meu professor pediu que
criássemos um labirinto que pelo menos contasse uma história. O meu labirinto
teve a ver um pouco com a mitologia Celta., veja:
O professor nos orientou com alguns vídeos coloquei alguns links abaixo. Segundo fiquei sabendo ao pesquisar um pouco sobre o Scratch objetivos requeridos pelos seus criadores é que este é um aplicativo bem intuitivo,
com blocos que se encaixam e que serve a todas as idades. Sim talvez pra algumas pessoas tenha funcionado show, mas na minha opinião não é tão simples assim,
exige muita lógica de programação além dos diversos bugs que encontrei ao
realizar este projeto. Mas tirando isso vale a pena para quem está começando
nesta área de criações de jogos e ainda não sabe muita coisa. talvez eu possa me acostumar melhor com ele ao longo do componente.
Abaixo alguns links mostrados pelo professor
em sala:
Está é uma serie que achei muito interessante, é de um canal português que ensina a criar um jogo bem famoso no Scratch, Flappy Bird, tem vários vídeos que ensinam o passo-a-passo.
Aula 1
https://www.youtube.com/watch?v=0c3ESw8_fz8&t=253s
Aula 2
https://www.youtube.com/watch?v=g2MeD-wXgx4&t=709s
E pra quem é claro quiser usar o Scratch pode baixar ou utilizar neste site:https://scratch.mit.edu/Por hoje é só pessoal, até a próxima, divirtam-se
Referencias:
http://www.scratchbrasil.net.br/
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Apresentação do componente curricular de Introdução ao Raciocínio Computacional- IRC
27/11/2017
Este post será pequeno, provavelmente a maioria o será, pois
o componente tem apenas 30h.
Foi mostrado o plano de trabalho do componente, e foi nos apresentado
o Scratch, um programa de desenvolvimento de jogos, mas que vamos falar com
mais detalhes sobre este assunto a partir da segunda aula.
No componente curricular de IRC iremos ver que não seremos
estudantes com um computador, seremos estudantes com uma ferramenta para nossa
ascensão acadêmica e pessoal.
Iremos aprender o básico da programação, este componente não
será sem finalidade segundo o plano de estudo apresentado pelo professor pelo que eu entendi teremos a capacidade de resolver problemas usando o
raciocínio computacional, seremos capazes de usar o computador para mais do que
ouvir músicas ou fazer pesquisas na internet. Criar jogos é uma das principais
finalidades do componente. Que segundo fiquei sabendo, um dos principais
objetivos dos alunos é a criação de um famoso jogo, chamado Labirinto e também
uma calculadora usando o programa Scratch citado anteriormente.
Enfim o componente curricular IRC é bastante didático.E prometo que vou atualizar o blog com mais frequência, pelo
menos uma vez por semana. E agora uma frase para animar os novos começos.
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você
veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King
Obrigada pessoal, até a próxima.
quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
Medidas e ângulos
A aula foi bem prática o professor pediu que fizéssemos um teodolito caseiro (instrumento para medir ângulos), eu e meu grupo usamos: uma vasilha de isopor, um vasinho de plástico com uma tampa, um canudo e por ultimo um papel com vários ângulos. Veja algumas fotos abaixo:
Foi isso gente, foi um dia muito bom adoro aulas praticas, não gosto de matemática mas estou começando a mudar este pensamento aos poucos e a universidade faz isso conosco nos faz odiar ou amar algo.
domingo, 26 de novembro de 2017
Civilização Egípcia: sistema numérico
| http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=972&sid=9 |
| http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=972&sid=9 |
![]() |
| mecanismo de busca livre |
domingo, 19 de novembro de 2017
Operações com Números Maia
Vou começar este post hoje falando sobre como foi gratificante aprender sobre a civilização Maia, muitos que me conhecem sabem que as civilizações antigas são uma das minhas paixões (que tenho que dar mais atenção) e aprender sobre a sua numeração foi novo pra mim, desde então não me ligava muito á números quando as estudava somente sua vida e obras pulando deliberadamente seus sistemas de numeração. Então pensando nisso e seguindo a linha da matemática vou mostrar-lhes resumidamente sobre operações com números Maia.
Para fazer isso é preciso fazer as operações normalmente e depois transformar tanto os números da soma quanto o resultado em símbolos Maia. São feitos tanto para subtração, quanto para a soma. Porém na multiplicação é um pouco diferente,existe algumas regras que devem ser usadas, por exemplo, um ponto vezes um ponto é igual a um ponto, um ponto vezes uma barra é igual a uma barra e uma barra vezes uma barra é igual a cinco barras. Também um zero multiplicado por qualquer simbolo é igual a zero, e por ai vai. Pode parecer difícil, mas na prática é bem menos descomplicado, tentei achar alguns exemplos na internet, porém é bem limitado só conseguir aprender porque meu professor me ensinou em sala, mas estou disponível pra ensinar a quem se interessar.
Creio que esta falta de informação sobre a numeração Maia foi por, decorrência de ela não ser ensinada no ensino básico no Brasil, um exemplo disso sou eu que sempre estudei em escola pública,mas só fui ter conhecimento hoje no ensino superior. As coisas realmente importantes estão se perdendo, estamos retrocedendo, por mais tecnologias que temos neste século estamos esquecendo de estudar o passado o nosso alicerce, devemos buscar conhecimentos no passado voltar lá vai nos mostrar o que vai ou não ser bom para o futuro. Segundo Confúcio (Confúcio - China: 551 AC - 479 AC) "Se queres prever o futuro, estuda o passado" . Por isso meus caros volte sim no passado,porque somente buscando-o teremos garantido um futuro mais próspero e digno para as gerações que estão por vim.
ENTRE EM CONTATO
E pra quem quiser saber mais pode falar comigo no e-mail andrade.jell21@gmail.com
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
A civilização Maia e sua matemática, continuação
Anteriormente conhecemos os Mais e suas diversas contribuições para a sociedade, por isso a continuação deste post pra falar sobre algo bastante importante que teve grande impacto na sociedade no século em que estamos. Por conta disso hoje vou responder algumas perguntas que ficaram sem serem respondidas na ultima postagem.
1. O fim do mundo realmente aconteceu em 2012?
2.Qual a minha opinião em relação aos números maias?
3.Qual o meu grau de aprendizagem até agora em números maia? em escala de 0 à 10.
Como vimos no ultimo post A civilização Maia e sua matemática os maias conseguiram construir uma numeração única, que era usada para inúmeras coisas em seu dia-a-dia, na colheita, arquitetura, etc. Transformando-a em um grande civilização que tem impacto na sociedade até o século em que nos encontramos. Por exemplo vocês devem lembrar do fim do mundo em 21/12/2012, que teve até um filme de mesmo nome que o ano ( eu assisti, recomendo), mas nada disso aconteceu (que por coincidência é meu aniversário ). Segundo alguns estudiosos os Maias não previam o fim do mundo, mas sim o inicio de uma nova era, e a volta de um deus importante pra eles, chamado Bolon Yokte, que é um deus ligado muitas vezes a guerras, catástrofes etc.
Enfim é claro que está é um das teorias que na minha opinião é a que melhor explica.
![]() |
| Bolon Yokte |
Em relação aos números e sobre o que eu aprendi em sala de aula incluindo o que eu busquei na internet o meu aprendizado chega perto de 8, porém tenho muita coisa ainda pra aprender sobre esta civilização fascinante.
Trailer do filme 2012( legendado)
Referencias
https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/maias-nao-previam-fim-do-mundo-em-2012-descobrem-arqueologos-3593050
Primeiras impressões de Matemática e Cotidiano.
Tive uma aula inaugural onde o professor apresentou o componente curricular Matemática e Cotidiano, este componente mostra um pouco sobre a matemática em relação ao dia a dia de nós seres humanos no presente, e também o dia a dia de alguns povos antigos e seus sistemas de numeração.
Nesta aula foi introduzido também o conteúdo programático deste componente, neste primeiro dia fomos orientados a ler e assistir um vídeo sobre a história do numero um para ser discutido na próxima aula.
Aqui está o vídeo pra quem quiser saber um pouco mais sobre a história deste numero tão importante.
A história do numero 1
sábado, 4 de novembro de 2017
A civilização Maia e sua matemática.
Segundo estudos a civilização Maia viveu entre 700 e 500 a.C., na região mesoamérica, esses estudos não são exatos, existe aqueles que acreditam que existiu uma organização remota destes povos em 1500 a.C.. Eles destaram-se em diversas áreas dentre as quais estavam a agricultura, estes povos possuíam técnicas de irrigação muito avançadas para a sua época, também no artesanato: fiação de tecido, e tingimento de roupas. E construíram piramides, templos e palácios demonstrando grande avanço arquitetônico.
![]() |
| Piramide templo de Kukulcán- "Serpente Emplumada" |
![]() |
| Templo do grande Jaguar |
Usava escrita hieroglífica, escrita baseada em símbolos e desenhos, registravam fatos importantes, como a colheitas, datas, contagens, escritos de guerra etc.Faziam também avançados cálculos matemáticos e observações astronômicas. Tinham um calendário de 260 dias, dividido em 13 meses de 20 dias e já entendiam o conceito do numero zero. Possuía um sistema de numeração vigesimal (tinham como base os dedos das mão e dos pés).
![]() |
Enfim é relativamente fácil, pelo menos agora no início, e é fascinante como os maias conseguiram conseguiram comprimir "n" números em apenas três símbolos. Está é verdadeiramente uma grande e magnifica civilização vale a pena conhece-la melhor.
Referencia imagens: Todas as imagens estavam em circulação por mecanismos de pesquisa livres.
Referencia:
- https://www.suapesquisa.com/pesquisa/maias.htm
- https://mundoestranho.abril.com.br/historia/quem-foram-os-incas-os-maias-e-os-astecas/
- http://historiadomundo.uol.com.br/maia/
- http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=973&sid=9
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Segundo tempo
Olha eu aqui de novo com novos componentes, novos colegas e novos professores.
Nossa já estou no segundo quadrimestre e é tanta coisa nova e passando tão rápido, que as vezes não consigo respira direito, mas estou gostando estou na segunda semana e os novos componentes são ótimos.
Quem estuda na UFSB ou em um interdisciplinar sabe como a coisa funciona, temos alguns componentes obrigatórios e outros opcionais.
Os meus componentes obrigatórios são
*Ateliê em arte e memoria (que pode ser opcional).
*Introdução ao raciocínio computacional
*Expressão oral da língua inglesa
*Leitura, escrita e sociedade
*Matemática e cotidiano
*Universidade e desenvolvimento regional e nacional
E os opcionais seriam dois, porem eu escolhi apenas um neste quadrimestre que foi um de ciências.
*Diversidade Vegetal
Enfim estou gostando deste quadrimestre, mas estou com saudade da correria que tive no quadrimestre passado, mas é assim mesmo talvez eu tenha me acostumado a me manter ocupada e tenha esquecido do ócio em que eu me encontrava. Ainda bem.
A frase de hoje é de um insta chamado @precisavaescrever
"Dizem que eu não sou mais a mesma. Ainda bem."


















