segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Reiniciando

O Pulsar- Augusto de campos ( adaptação musical de Caetano Veloso)

Está foi uma das primeira impressão que tive do componente de PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM ARTES. O meu professor nos mostrou alguns poemas e sobre como a arte esta ligada a matemática de maneiras infinitas, consequentemente falamos um pouco sobre 7 artes que são:
  1. Artes cênicas- teatro, dança (movimento)
  2. Artes plásticas- pintura, escultura (cor e volume)
  3. Literatura (palavra)
  4. Música (som)
  5. Cinema (imagem, cor, palavra)
  6. Arquitetura (espaço)
Tivemos  também uma pequena discussão sobre o que é arte? e sobre o que é ser artista?
E a partir desta discussão em sala percebi que eu não sei o que é ser artista, ou se realmente sou um artista a única e verdadeira coisa que eu sei sobre isso é que o mundo seria um lugar menos habitável sem arte e sem pessoas que "tentam" criá-las.
Vamos terminar este post com uma frase do nosso ilustre Ferreira Gullar, dita em sala por um dos meus colegas. 
" A arte existe porque a vida não basta"

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Apresentação do trabalho final

No dia 29 de janeiro deste ano ocorreu a apresentação de todos os trabalhos finais e o encerramento do componente de IRC. Foi um grande dia, onde eu e meus colegas junto com o professor apresentamos trabalhos sensacionais cada um com a sua particularidade e o melhor cada trabalho com o intuito de ajudar a melhorar a sociedade em que nos encontramos.

Tivemos vários exemplos de trabalhos que falam sobre saúde e alimentação, trabalho que ensina a multiplicar, prevenção de doenças, que ensinam o alfabeto para crianças, sobre reciclagem, sobre respeito aos indígenas etc.
Enfim foi um dia memorável onde todo o esforço foi recompensado com aplausos, observações positivas e cumprimentos verdadeiros. E apesar das dificuldades a maior lição que vou levar deste CC é que nunca devemos desistir de nada, pois mais importante que o fim da estrada é a viagem e o que aprendemos em cada passo. 




“Não é o fim que é interessante, mas os meios para lá chegar” (Georges Braque)

Projeto final

Scratch de mãos dadas com a multiplicação, esse foi o tema do meu trabalho final de IRC, eu e meu grupo usou o Scratch para criar um jogo de plataforma que envolvesse a tabuada da multiplicação. Inicialmente o jogo foi pensado para crianças que tem alguma dificuldade para aprender a tabuada da multiplicação. Porém ao decorrer do jogo descobrimos que pessoas de qualquer idade pode joga-lo este que se saiu particularmente fácil de jogar e uma ótima ferramenta para fixar conteúdo.

No começo foi muito difícil começar a construí-lo, pois não tínhamos quase nada de conhecimentos sobre o Scratch. As aulas foram curtas e os vídeos passados pelo professor foram de grande ajuda, mas deixava perguntas sem respostas. Todavia depois de tanto batalhar passar dias olhando vídeos, apostilas, pedindo ajuda a monitores conseguimos criar algo muito bom, que superou todas as nossas expectativas.

Enfim espero muito que esse trabalho não tenha sido em vão, pois gostamos muito de fazê-lo e que possamos usá-lo para o que realmente pensamos que é ajudar as pessoas a serem melhores no que já são boas.Vídeo trabalho final.Jogo de plataforma: Brincando com a Multiplicação.

Criadores: Jéssica, Maíra, Isabela e Camila 








Um pouco de Variáveis

Variáveis são um dos grupos de blocos do Scratch , onde podemos fazer listas, marcar pontos em um jogo, fazer com que o personagem pule etc. Digamos que sejam fórmulas secretas que dão vida  a um jogo.
Este bloco pra mim é um dos mais difíceis de usar, principalmente se você vai fazer uma calculadora (podemos fazer uma calculadora no Scratch) veja um exemplo de variável pulo. Está eu usei para fazer um jogo de plataforma para que um personagem pudesse realizar um salto. Tem milhares de variáveis, abaixo desta veja um grupo muito útil se você quiser fazer uma mudança de cenário se, por exemplo você quiser fazer uma animação ou um jogo com mais de um nível, sendo estes níveis diferentes um do outro.






Este é um grupo de variáveis para se construir uma calculadora, esse exemplo foi montada por uma colega de grupo para que pudéssemos colocar em nosso trabalho final. Essa requer um pouco de paciência e atenção.



Bom se eu for ficar falando de variáveis este post vamos demorar um ano, e meu intuito foi apenas mostrar as variáveis que na minha opinião é um dos comandos mais importantes do Scratch. 


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Só uma dica

Seguindo está linha do Scratch, achei um tutorial no https://scratch.mit.edu/ e achei uma dica fenomenal para quem gostou do Scratch mas não sabe por onde começar.
Essa dica consiste em apenas animar uma letra, ou uma palavra. Porem é um ótimo exercício, entre neste link https://scratch.mit.edu/projects/editor/?tip_bar=name e divirta-se.